Triptofano


O que é Triptofano

Responsável pela síntese da serotonina, o hormônio do prazer, o triptofano é essencial no tratamento de distúrbios como a depressão e a ansiedade, além de ajudar no processo de emagrecimento.

 

Na natureza, o triptofano pode ser encontrado em alguns alimentos, como o chocolate meio amargo e as nozes. Contudo, esse composto pode ser encontrado também sob a forma de cápsulas para suplementação alimentar.

 

 

Benefícios do Triptofano

Ao controlar a central de recompensa do cérebro, equilibrando os níveis de serotonina no organismo, o consumo regular de triptofano contribui para a melhora da saúde mental de uma pessoa como um todo.

 

O triptofano ajuda, por exemplo, a combater a depressão, ao aumentar os níveis de serotonina. Por controlar a quantidade de adrenalina no organismo, ele reduz as chances de distúrbios de ansiedade.

 

Diretamente relacionada às alterações de humor, a melhora na concentração de serotonina contribui para trazer mais alegria e satisfação a uma pessoa, até mesmo com as tarefas mais cotidianas.

 

O consumo regular de triptofano ajuda, também a melhorar a memória, elevando o desempenho em tarefas acadêmicas ou mesmo no ambiente corporativo.

 

Esse composto contribui também para regular o sono, permitindo noites completas de descanso e um dia mais produtivo, graças ao aumento da formação da melatonina, substância que controla o relógio biológico. Além disso, ele ajuda a controlar o peso, controlando a ansiedade que pode nos levar a comer por impulso alimentos muito calóricos.

 

 

Como tomar o triptofano?

Encontrado com mais frequência no formato cápsulas, o triptofano deve ser ingerido todos os dias, sempre por volta de 30 minutos antes do almoço.

 

Embora não tenha efeitos colaterais ou contraindicações, é importante respeitar a dosagem recomendada do produto, para que não haja risco de superdosagem.

 

 

Quem pode tomar o triptofano?

Por se tratar de um produto fitoterápico, o triptofano pode ser ingerido por qualquer pessoa. No entanto, é necessário ficar atento a alguns perfis cujo uso não é recomendável sem orientação médica. Estão inseridos nestas categorias as mulheres grávidas ou aquelas que estejam amamentando. Crianças com menos de 12 anos também se enquadram aqui, não devendo tomar o produto por conta própria.