SAIBA TUDO SOBRE O COLÁGENO
O colágeno está presente em nosso organismo e tem muitas funções. Para entendermos melhor a importância do colágeno, vamos entender o que é colágeno, quais são os diferentes tipos e para que ele é indicado. Afinal, o consumo de colágeno pode trazer muitos benefícios para sua saúde. Confira!
O QUE É COLÁGENO?
O colágeno nada mais é do que uma proteína que entra na composição de um tipo de tecido chamado tecido conjuntivo. O colágeno é muito abundante no nosso organismo, só para se ter uma ideia, o colágeno, sozinho, representa 30% do total de proteínas no corpo.
Encontramos o colágeno em diversas partes do organismo, por exemplo, contribuindo para a elasticidade da pele, para força e beleza dos cabelos, resistência das unhas e outros diversos locais.
Mas vamos entender melhor como o colágeno atua.
PARA QUE SERVE O COLÁGENO?
Sendo uma proteína tão presente no nosso organismo, o colágeno tem papel fundamental em diversas funções do corpo. A principal função do colágeno é permitir elasticidade e resistência dos diversos tecidos. Portanto, se a pele tem resistência e elasticidade, é graças ao colágeno. Isso vale também para cabelos e unhas.
Além disso, o colágeno também tem participação nas articulações. Ele existe justamente para evitar que ossos fiquem batendo uns contra os outros, amortecendo o impacto. É nessa função, desempenhada pelas cartilagens, que o colágeno também age.
Ou seja, o colágeno é fundamental para manter a beleza da nossa pele e cabelos, além de atuar no bem-estar físico, pois tem participação na composição das cartilagens.
Assim, é possível perceber que o colágeno é produzido pelo nosso organismo, mas à medida que vamos envelhecendo, essa produção tende a cair.
Por isso, conseguimos observar que uma pessoa mais jovem tem a pele mais viçosa do que uma pessoa com mais idade, que tende a ter uma pele com mais rugas. É justamente aí que podemos notar como a produção de colágeno tem efeitos em nossa beleza.
BENEFÍCIOS DO COLÁGENO
Quando se sabe as funções do colágeno em nosso organismo, percebemos que há diversos benefícios:
Ajuda a manter o viço da pele;
Fortalece cabelos e unhas;
Minimiza a flacidez da pele;
Evita o envelhecimento precoce;
Ajuda a evitar o surgimento e minimiza rugas de expressão;
Evita e protege o desgaste das articulações;
Ajuda a reduzir dores articulares.
TIPOS DE COLÁGENO
Agora que você já sabe como o colágeno é importante e seus benefícios para nosso organismo, é importante saber que existem vários tipos de colágeno.
COLÁGENO HIDROLISADO
É o que encontramos com maior frequência no mercado. Ele é encontrado em forma de pó ou em cápsula.
Uma característica importante é que o colágeno hidrolisado tem um tamanho de molécula bem pequena, o que facilita sua absorção.
Ele vem com 20 tipos de aminoácidos, sais minerais e vitamina C, tudo isso pra que ele seja absorvido rapidamente pelo organismo.
COLÁGENO TIPO I E II
Encontrado sobretudo em regiões que sofrem impacto e tensões no organismo, como tendões, nos ossos e nos discos intervertebrais. O Colágeno tipo 2 é bastante indicado para o tratamento de artrose, osteoartrose, artrite, osteoartrite e artrite reumatóide, pois ajuda o organismo a reconstruir a cartilagem articular.
OUTROS TIPOS DE COLÁGENO
Podemos dividir os tipos de colágeno encontrados no organismo em até 12 tipos, conforme onde são encontrados e sua disposição.
O mais importante é que suas funções estão todas ligadas à composição de tecidos, maior resistência e elasticidade.
HÁ ALIMENTOS QUE CONTÉM COLÁGENO?
Sim, alimentos como carnes e proteínas de modo geral contêm colágeno. Porém, nem sempre é possível obter a quantidade suficiente de colágeno que o organismo precisa, uma vez que dependendo do modo de preparo do alimento, o colágeno se perde facilmente.
Esse é um fator importante, pois muitas pessoas não percebem que a produção natural de colágeno pelo nosso organismo cai sensivelmente à medida que envelhecemos. Portanto, mesmo que o seu consumo de alimentos seja ideal, talvez você ainda necessite de suplementação.
QUANDO DEVO TOMAR COLÁGENO?
Não há contraindicações para o consumo de colágeno, uma vez que ele não engorda, nem traz malefícios. Ele é encontrado, como suplementação, em pó e em cápsulas.
A partir dos 30 anos, a produção de colágeno pelo nosso organismo já apresenta uma queda,além disso, a partir dessa idade, nosso metabolismo se torna mais lento, portanto, pode ser necessária a suplementação de colágeno, sobretudo se você quer evitar flacidez de pele, estrias, fortalecer cabelos e unhas, além de evitar rugas.
De fato, o consumo de colágeno também pode ajudar na prevenção de dores articulares.
ONDE COMPRAR COLÁGENO HIDROLISADO?
Agora que você já conhece mais sobre o colágeno, não perca a oportunidade e coloque ele em sua rotina para aproveitar seus inúmeros benefícios! Abaixo listamos opções incríveis de colágeno, tanto hidrolisado quanto os do tipo I e II. Confira!
Ver mais