TUDO SOBRE CÚRCUMA
A cúrcuma é muito conhecida por seu sabor picante e por ser utilizada como tempero em diversas receitas. Entretanto, além de ser um bom condimento, ela possui várias propriedades medicinais que fazem bem para a saúde.
Devido a essas propriedades, a cúrcuma é usada também com fins medicinais, sendo que atualmente existem suplementos para facilitar o seu consumo. Abaixo, vamos explicar o que ela é e quais benefícios oferece para o seu organismo.
O QUE É CÚRCUMA
A cúrcuma (Curcuma longa), que também é chamada de açafrão-da-terra e açafrão-da-Índia, é uma planta nativa da Índia e do sudeste asiático. Suas raízes são ricas em propriedades medicinais e, por isso, ela é amplamente usada para beneficiar a saúde das pessoas.
Algumas de suas principais propriedades são: a antioxidante, anti-inflamatória, digestiva, antibacteriana e hepatoprotetora. O principal componente que faz com que a cúrcuma ofereça esses benefícios para seus consumidores é a curcumina, que está presente em maior quantidade nas raízes da planta. Ela é o pigmento alaranjado tão conhecido da cúrcuma.
A planta já é usada com fins medicinais há muitos anos, sendo que na medicina Ayurveda (tradicional da Índia) ela é utilizada a cerca de 6 mil anos. Mas, antes era necessário adquirir a cúrcuma, lavá-la, cozinhá-la e adicioná-la a várias receitas para aproveitar alguns de seus benefícios.
Hoje em dia, com as cápsulas de cúrcuma é mais fácil consumi-la e também absorver as propriedades da planta, já que o suplemento concentra os seus benefícios. Além disso, este produto é totalmente natural, feito a partir de extratos da cúrcuma.
PARA QUE SERVE CÚRCUMA
Essa planta possui diversas propriedades medicinais, por isso, ela consegue realizar diferentes funções no organismo humano. Confira, agora, quais são as 8 principais atividades realizadas pela cúrcuma no corpo que são grandes benefícios para seus consumidores:
AUXILIA NO TRATAMENTO DE GRIPES E RESFRIADOS
Como a cúrcuma tem propriedade anti-inflamatória, ela é bastante indicada para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados. Essa propriedade é importante nestes casos, porque ela reduz as inflamações, diminuindo assim os sintomas das doenças e ajudando a curá-las.
Mas, lembre-se de que se já estiver com gripe ou um resfriado, você não deve se automedicar. O mais indicado é consultar seu médico e perguntar a ele como tomar o suplemento de cúrcuma para auxiliar em seu caso.
AJUDA A ALIVIAR DORES
A ação anti-inflamatória da cúrcuma também é bastante importante, porque ela ajuda a aliviar diversas dores. Um tipo de dor que pode ser aliviada pela ação da cúrcuma é a muscular.
Caso você pratique atividades físicas, por exemplo, pode tomar o suplemento após a prática para ter uma recuperação muscular mais tranquila. É por essa razão que diversos atletas consomem as cápsulas de cúrcuma.
Além de aliviar dores musculares, a ação anti-inflamatória juntamente a propriedade antioxidante da planta são capazes de aliviar dores nas articulações. Sendo assim, o suplemento de cúrcuma também é interessante para pessoas que sofrem com artrite, tendinite e/ou bursite.
MELHORA A DIGESTÃO
A propriedade digestiva da cúrcuma regula a saúde intestinal do organismo e também a digestão dos alimentos no dia a dia. Por isso, o suplemento dessa planta é bastante indicado para quem sofre com prisão de ventre ou tem problemas para fazer a digestão. Essa planta ainda ajuda em casos de síndrome do cólon irritável e a diminuir flatulências.
REGULA O COLESTEROL
Outra atividade importante realizada pela cúrcuma no organismo é a regulação do colesterol. A planta é capaz de fazer isso, pois ela controla as taxas de colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim) no corpo e de triglicerídeos.
Dessa maneira, a cúrcuma acaba fazendo bem para o coração. Isso acontece, porque com a redução do LDL, os vasos sanguíneos não ficam acumulados com gordura. Assim, a planta diminui também as chances de ataques cardíacos.
FACILITA A PERDA DE PESO
Estudos indicam que a cúrcuma também é interessante para auxiliar na perda de peso por 2 motivos. Uma pesquisa do Journal of Nutrition indicou que a planta inibe a lipogênese, que é a produção de gordura no corpo. Dessa forma, ela consegue reduzir o percentual de gordura corporal.
Já outros estudos indicam que a ação anti-inflamatória da cúrcuma é a responsável por ajudar no emagrecimento, já que essa propriedade atua diretamente em sintomas inflamatórios que estão relacionados à obesidade. Ela consegue, por exemplo, reverter uma resistência à insulina, hiperglicemia e hiperlipidemia (altos níveis de colesterol).
É BOM PARA A PELE
As ações da cúrcuma no organismo conseguem melhorar consideravelmente a saúde da pele. O primeiro benefício da planta para a pele é que sua ação anti-inflamatória é capaz de reduzir inflamações na pele, como as acnes, psoríases, micoses e eczemas.
Outra vantagem importante da cúrcuma para a pele é a sua capacidade de evitar o envelhecimento precoce, graças à sua propriedade antioxidante que combate os radicais livres do organismo.
Ao combater os radicais livres, a cúrcuma ainda evita o desenvolvimento de determinados cânceres, porque quando há radicais em excesso no organismo, eles podem provocar alterações que causam o surgimento de células cancerígenas.
AJUDA NA DESINTOXICAÇÃO DO FÍGADO
Devido à sua ação hepatoprotetora, a cúrcuma também auxilia na desintoxicação do fígado e na proteção desse órgão contra cálculo biliar, hepatites, cirroses e outras doenças que podem afetá-lo.
PREVINE DOENÇAS NEUROGENERATIVAS
A cúrcuma ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, porque ela consegue inibir a formação de elementos destrutivos que se instalam no cérebro.
Se uma pessoa já tiver alguma doença neurodegenerativa, não é indicado utilizar o produto sem uma orientação médica. O correto é conversar com o profissional responsável pelo tratamento para conferir se o uso do suplemento é indicado nessa situação específica.
Essa recomendação vale também para outros casos citados, como para as pessoas que sofrem com prisão de ventre, estão resfriadas ou com suspeita de células cancerígenas.
CONTRAINDICAÇÕES
O suplemento de cúrcuma não deve ser consumido por pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes e que têm obstruções nas vias biliares causadas por pedras na vesícula. O produto também não é indicado para grávidas. Mulheres que estão amamentando e crianças só devem consumir as cápsulas sob a orientação de um médico.
Ver mais